terça-feira, 22 de junho de 2010

Pomadas anti-inflamatórias

Normalmente meus clientes questionam a respeito da eficácia das pomadas anti-inflamatórias de uso tópico para o tratamento de lesões músculos-esqueléticas.
Segue abaixo, texto publicado na Folha de São Paulo pelo médico Julio Abramczyk (20/06/10) no qual ele cita estudo recente sobre o assunto.
Considero o uso das pomadas como um bom complementar para os tratamentos mas sempre devendo lembrar que o uso contínuo, assim como de qualquer outra medicação, deve ter recomendação médica.

"Um alívio para a dor muscular

No rescaldo da dor súbita e intensa por distensão muscular ou torção do tornozelo, entre as inúmeras de origem músculo-esquelética, a busca é por massagem do local com um gel ou um creme para aliviar o desconforto.
Existiam, entretanto, controvérsias em relação a efetividade do tratamento com cremes, gel ou spray contendo drogas anti-inflamatórias não esteroides, para diminuir o desconforto da dor.
Thomas Massey e coloboradores do departamento de anestesia e pesquisa sobre a dor da Universidade de Oxford no Reino Unido, analisaram para a Cochrane Library 47 estudos envolvendo 3455 participantes com o uso tópico dessas drogas para alívio da dor em músculos, ligamentos e ossos.
Eles observaram que o uso desses preparados, contendo diclofenaco, ibuprofen, cetoprofen e piroxican, tem eficácia similar e alivia a dor.
As drogas anti-inflamatórias não esteroides indometacina e benzidamina, no entando, não apresentam os mesmos efeitos.
Para os autores, as drogas reduzem a dor com a vantagem de necessitar menos de 1/20 da dosagem empregada para o uso oral.
Evitando a ingestão dessas drogas é possível prevenir reações adversas como náuseas e vômitos, observadas em portadores de úlceras gástricas e gastrites.
Os preparados de uso local não causam mais reações na pele do que as encontradas com o uso dos placebos (6% dos participantes), todas leves e transitórias."

Nenhum comentário:

Postar um comentário