quarta-feira, 21 de julho de 2010

Folha de São Paulo - Sinais de Infarto

Segue abaixo matéria publicada na Folha de São Paulo (21/07) a respeito da dificuldade em reconhecer os sinais de infarto. Novamente o que devemos ressaltar é que, diante de qualquer sintoma diferente em sua rotina, deve-se procurar um médico.

Maioria não sabe como reconhecer sinais do infarto
Falta de ar, náusea e tontura são manifestações confundidas com as de asma e gastrite, entre outras

Sintomas da doença que matou o secretário da Saúde de SP podem durar vários dias, de forma ininterrupta

MÁRCIO PINHO

O infarto é uma doença traiçoeira. Pode dar sinais claros de que está ocorrendo, como dores do lado esquerdo do peito, ou ainda outros que não despertam suspeitas -uma sensação súbita de indigestão, por exemplo.
A doença que no último sábado vitimou o secretário paulista da Saúde, o médico Roberto Barradas Barata, aos 57 anos, está entre as maiores causas de morte no mundo.
A maioria dos pacientes não sabe distinguir os sinais do infarto dos de outras doenças, segundo o cardiologista César Jardim, do HCor.
O infarto acontece quando uma artéria próxima ao coração é obstruída por placas de gordura. Sem receber oxigênio e nutrientes trazidos pelo sangue, parte da parede do coração morre.
Esse processo pode irradiar dores para outras regiões
, diz o cardiologista do Hospital Sírio-Libanês Roberto Kalil Filho.
É o que explica o desconforto em costas, ombros, mandíbula e estômago e as náuseas sentidos por quem, em seguida, infarta.
O que torna mais difícil saber o que está acontecendo é o fato de essas manifestações ocorrerem mesmo sem os sintomas mais comuns da doença -as dores no peito que depois alcançam o pescoço e o braço esquerdo.
Por isso, defende Kalil Filho, é preciso descartar o risco de infarto para todo sintoma entre umbigo e pescoço.
A recomendação é procurar um médico ao notar qualquer alteração, nem que seja para descobrir que não se tem nada ou que se trata de outra das várias doenças cujos sinais se confundem com os de um infarto, como asma.
Os sintomas do infarto podem durar dias, de forma ininterrupta, ou ainda se manifestar em intervalos.
O consenso médico é que, em se tratando de coração, é essencial buscar um diagnóstico precoce.
A atenção deve ser redobrada para os grupos de risco da doença, como os idosos. Neles especialmente o infarto pode aparecer sem apresentar nenhum sintoma prévio, o que dificulta ainda mais a detecção da doença.
Nos homens, ele é mais frequente a partir dos 55 anos e, nas mulheres, após os 65.

FATORES DE RISCO
Os mais jovens, contudo, também são vítimas. Especialmente se têm colesterol alto, hipertensão, diabetes, estresse, histórico de doenças cardíacas na família ou se são fumantes.
"Esses devem passar por uma consulta clínica de vez em quando, mesmo se ainda têm 30 ou 40 anos. É importante medir a pressão e fazer exame de colesterol", afirma Luiz Antonio Machado César, presidente da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo.
Alimentação saudável, controle do peso e exercícios físicos também são importantes para a prevenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário