terça-feira, 20 de abril de 2010

Esqueleto humano



O esqueleto humano é formado por aproximadamente 206 ossos, garantindo a sustentação interna do corpo, proporcionando resistência a gravidade e liberdade de movimentos. Também tem como funções:

- proteger os órgãos internos;

- armazenar cálcio, minerais e fósforo, necessários para seu fortalecimento, flexibilidade e correto funcionamento dos nervos e músculos;

- servir de apoio para os músculos;

- armazenar a medula óssea.

O esqueleto do homem é muito parecido com o da mulher mas o feminino, geralmente é mais leve e menor além de ter uma pelve mais larga pra facilitar o parto.

Os ossos são 4 a 5 vezes mais fortes que o aço apesar de constituírem apenas 14% do peso total do corpo. Eles se reinventam em resposta ao estresse repetitivo e tem a capacidade de se restaurar sozinhos. Os ossos do corpo são feitos de 2 tipos de tecidos: esponjoso e compacto. O esponjoso, encontrado na extremidade de ossos longos (como o fêmur da coxa), torna o osso mais leve e distribui forças de impacto. O compacto, presente na camada externa dos ossos longos, costelas e crânio, proporciona proteção e apoio.

A medula óssea encontrada no interior dos ossos longos produz a maioria dos glóbulos vermelhos (2,5 milhões por segundo), que transportam oxigênio para todo o corpo e também glóbulos brancos, que protegem o corpo contra bactérias e vírus. A medula óssea é diferente da medula espinhal que é o conjunto de nervos que passa pela coluna vertebral.

As articulações são as áreas onde os ossos se encontram.

Os ligamentos rodeiam as articulações e unem os ossos. Contribuem para a estabilidade das articulações e para a proteção dos ossos que as compõem contra movimentos drásticos que podem deslocá-los ou quebrá-los.

Cartilagem é um tecido conjuntivo resistente e flexível que permite que os ossos deslizem uns sobre os outros nas articulações, reduzindo o atrito e evitando danos. O rompimento da cartilagem gera dor e pode gerar dano aos ossos (artrose).

Nenhum comentário:

Postar um comentário