quinta-feira, 15 de abril de 2010

Mais sobre Fisioterapia

Após informar a correta definição de Fisioterapia, vou agora explicar o que tudo aquilo quer dizer!

Fisioterapia significa terapia da função. Ou seja, o fisioterapeuta trata qualquer disfunção / mau funcionamento relacionado, principalmente, aos sistemas músculo-esquelético, respiratório, neurológico e cardíaco. Exemplos práticos de como o fisioterapeuta pode atuar:

- sistema músculo-esquelético: Engloba os tratamentos mais conhecidos da população em geral, que são aqueles para lesões como tendinites, dores nas costas, hérnia de disco, entorse de tornozelo, recuperação após cirurgia de LCA no joelho, etc.
Aqui, existem muitas técnicas disponíveis, como: uso de aparelhos (ultra-som, TENS, laser, ondas curtas), exercícios de alongamento e fortalecimento, RPG (reeducação postural global), Pilates, treino de equilíbrio entre outras.

- sistema cardio-respiratório: Engloba tratamentos para melhorar a função cardio-respiratória decorrente de patologias como asma, efisema pulmonar, cirurgias cardíacas, etc ou para tratar de pessoas internadas em hospitais que necessitam de atenção especial para a função respiratória devido ao tempo que permanecem acamadas. Técnicas como exercícios respiratórios e que melhorem o condicionamento cardíaco, aspiração, tapotagem estão entre as utilizadas.

- sistema neurológico: Engloba tratamentos para disfunções do sistema nervoso como derrame cerebral (AVC ou AVE), tetraplegia, paralisia facial, etc. Os exercícios também são utilizados para a recuperação usando todos os estímulos e adaptações externas necessárias.

Isto é apenas um pequeno resumo.
Como minha área de atuação atual é nas disfunções do sistema músculo-esquelético, minhas postagens tratarão deste tema. Mas se houver dúvidas relacionadas as outras áreas, deixe seu comentário que publicações relacionadas poderão ser feitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário