terça-feira, 20 de abril de 2010

Esqueleto humano



O esqueleto humano é formado por aproximadamente 206 ossos, garantindo a sustentação interna do corpo, proporcionando resistência a gravidade e liberdade de movimentos. Também tem como funções:

- proteger os órgãos internos;

- armazenar cálcio, minerais e fósforo, necessários para seu fortalecimento, flexibilidade e correto funcionamento dos nervos e músculos;

- servir de apoio para os músculos;

- armazenar a medula óssea.

O esqueleto do homem é muito parecido com o da mulher mas o feminino, geralmente é mais leve e menor além de ter uma pelve mais larga pra facilitar o parto.

Os ossos são 4 a 5 vezes mais fortes que o aço apesar de constituírem apenas 14% do peso total do corpo. Eles se reinventam em resposta ao estresse repetitivo e tem a capacidade de se restaurar sozinhos. Os ossos do corpo são feitos de 2 tipos de tecidos: esponjoso e compacto. O esponjoso, encontrado na extremidade de ossos longos (como o fêmur da coxa), torna o osso mais leve e distribui forças de impacto. O compacto, presente na camada externa dos ossos longos, costelas e crânio, proporciona proteção e apoio.

A medula óssea encontrada no interior dos ossos longos produz a maioria dos glóbulos vermelhos (2,5 milhões por segundo), que transportam oxigênio para todo o corpo e também glóbulos brancos, que protegem o corpo contra bactérias e vírus. A medula óssea é diferente da medula espinhal que é o conjunto de nervos que passa pela coluna vertebral.

As articulações são as áreas onde os ossos se encontram.

Os ligamentos rodeiam as articulações e unem os ossos. Contribuem para a estabilidade das articulações e para a proteção dos ossos que as compõem contra movimentos drásticos que podem deslocá-los ou quebrá-los.

Cartilagem é um tecido conjuntivo resistente e flexível que permite que os ossos deslizem uns sobre os outros nas articulações, reduzindo o atrito e evitando danos. O rompimento da cartilagem gera dor e pode gerar dano aos ossos (artrose).

sexta-feira, 16 de abril de 2010

História da DeFisio



DeFisio é o meu local de trabalho. É um consultório localizado no Centro Empresarial Nações Unidas, região da Berrini (Av. das Nações Unidas, 12901 - 1o subsolo - Loja 141).
Como surgiu a idéia?

Após meus cursos de graduação e pós-graduação, sempre tive a vontade de ter meu espaço próprio pois sempre acreditei que a melhor forma de atendimento é a individualizada, ou seja, um consultório no qual atenderia um cliente por vez, respeitando as características de sua queixa principal, individualizando o seu tratamento. Bem, mas a grande questão era: onde montar este espaço?
Meu pai, que trabalha em empresas há anos, trouxe a idéia de levar a Fisioterapia para perto das empresas pois ele mesmo já precisou fazer sessões e não conseguiu seguir o tratamento até o final pois tinha que se deslocar... pegar trânsito, achar local de estacionamento, etc... A partir daí, começamos a visitar empresas e levar nossa idéia. Até que chegamos ao CENU e conhecemos o Shopping Nações Unidas, um espaço de serviços dentro deste centro empresarial. Achamos o local perfeito!!!
Iniciamos todo um planejamento... como organizar a estrutura do nosso pequeno espaço (envolveu a ajuda de um primo arquiteto), qual o nome do espaço (sugestão de minha mãe), organização dos atendimentos, organização administrativa...

Até que no dia 06 de fevereiro de 2006 inauguramos a DeFisio. E desde então, o espaço de atendimento tem garantido a possibilidade de realizar fisioterapia para muitos executivos e funcionários da região já que a comodidade é imensa. Mas claro que o local também é aberto ao público de outras regiões.

Buscamos como diferenciais não só a comodidade mas também o atendimento personalizado e de qualidade.
No consultório, prestamos atendimento de Fisioterapia, RPG e Pilates no solo. Além disso oferecemos os serviços de Ginástica Laboral e orientações de postura para os funcionários na própria empresa.

Agradeço todo apoio dos meus pais, meu marido e meu irmão que foram e continuam sendo muito importantes nessa jornada!

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Mais sobre Fisioterapia

Após informar a correta definição de Fisioterapia, vou agora explicar o que tudo aquilo quer dizer!

Fisioterapia significa terapia da função. Ou seja, o fisioterapeuta trata qualquer disfunção / mau funcionamento relacionado, principalmente, aos sistemas músculo-esquelético, respiratório, neurológico e cardíaco. Exemplos práticos de como o fisioterapeuta pode atuar:

- sistema músculo-esquelético: Engloba os tratamentos mais conhecidos da população em geral, que são aqueles para lesões como tendinites, dores nas costas, hérnia de disco, entorse de tornozelo, recuperação após cirurgia de LCA no joelho, etc.
Aqui, existem muitas técnicas disponíveis, como: uso de aparelhos (ultra-som, TENS, laser, ondas curtas), exercícios de alongamento e fortalecimento, RPG (reeducação postural global), Pilates, treino de equilíbrio entre outras.

- sistema cardio-respiratório: Engloba tratamentos para melhorar a função cardio-respiratória decorrente de patologias como asma, efisema pulmonar, cirurgias cardíacas, etc ou para tratar de pessoas internadas em hospitais que necessitam de atenção especial para a função respiratória devido ao tempo que permanecem acamadas. Técnicas como exercícios respiratórios e que melhorem o condicionamento cardíaco, aspiração, tapotagem estão entre as utilizadas.

- sistema neurológico: Engloba tratamentos para disfunções do sistema nervoso como derrame cerebral (AVC ou AVE), tetraplegia, paralisia facial, etc. Os exercícios também são utilizados para a recuperação usando todos os estímulos e adaptações externas necessárias.

Isto é apenas um pequeno resumo.
Como minha área de atuação atual é nas disfunções do sistema músculo-esquelético, minhas postagens tratarão deste tema. Mas se houver dúvidas relacionadas as outras áreas, deixe seu comentário que publicações relacionadas poderão ser feitas.

DeFisio online

Olá!!!

Inicio aqui este blog como um canal de informação para clientes e para o público em geral. Postarei mensagens relacionados ao meu campo de atuação: Fisioterapia.
Qualquer dúvida ou sugestão, entre em contato deixando um comentário ou acessando a página de meu consultório: www.defisio.com.br ou através do email denise@defisio.com.br

Espero que as informações ajudem no entendimento do sistema músculo-esquelético e dos benefícios da fisioterapia e que estimule a adoção de bons hábitos de saúde!

Boa leitura!!!

Definição de Fisioterapia

Para começar, é importante entendermos o que é a fisioterapia. Engloba muito mais do que simplesmente aplicar aparelhos para diminuir a dor.
Veja esta definição que gosto muito:

"A Fisioterapia compreende o diagnóstico e o tratamento da disfunção do movimento e o aprimoramento das capacidades físicas e funcionais; restauração, manutenção e promoção de uma função física ótima, de aptidão e bem-estar ótimos e de uma qualidade de vida ótima no que se relaciona ao movimento e à saúde; e prevenção do início dos sintomas e da progressão das deficiências, das limitações funcionais e das incapacidades que podem resultar de doenças, distúrbios, afecções ou lesões (traumatismos)." –
Definição do Guide to Physical Therapist Practice, adotado pela American Physical Therapy Association (APTA)