segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Joelho



O joelho é a articulação intermediária do membro inferior (que chamamos de perna) formada por 3 ossos:
- fêmur: constitue a coxa
- tibia: constitue a perna (segmento abaixo do joelho) juntamente com a fíbula (osso mais fino e lateral que tem relação com o tornozelo)
- patela (antiga rótula): osso pequeno que está a frente da articulação e que tem como função melhorar a ação do músculo da frente da coxa (quadríceps)

Esta articulação permite os movimentos de dobrar (flexão) e esticar (extensão) da perna, além de pequenos movimentos rotacionais importantes na função de suporte de carga do joelho.

Dentro do joelho, que é involto por uma cápsula fibrosa, exitem 2 meniscos (medial e lateral) que são espécies de almofadas que melhoram o contato entre os ossos e auxiliam na distribuição de pressão quando o pé entra em contato com o solo (amortecimento). O menisco medial é mais fixo ao osso e por isso é mais propenso a lesões quando ocorre torção do joelho.

Ainda dentro da articulação e no centro, estão os ligamentos cruzados (anterior e posterior). São estruturas que ajudam a conter movimentos indesejados entre o fêmur e a tibia, seja para frente, para trás ou em rotação. Por terem uma elasticidade limitada podem se romper na torção do joelho (quando o pé está preso no solo fixando a tibia e o fêmur roda sobre ela excessivamente). Por fora da cápsula que envolve o joelho existem ainda outros 2 ligamentos chamados colaterais que auxiliam na estabilidade lateral.

Recobrindo os ossos, por dentro da articulação, existe a cartilagem articular que facilita o deslizamento entre os ossos durante os movimentos do joelho. Quando existe alguma alteração na mecânica da articulação ou desvios posturais nessa região, o contato entre os ossos pode ser maior. Isto vai desgastando a cartilagem gerando a chamada condromalacea. Com a progressão deste quadro sem tratamento, o osso vai espessando para suprir a ausência da cartilagem ocasionando a artrose.

A melhor forma de proteger os meniscos, ligamentos e cartilagem articular que são estruturas de AUXÍLIO na estabilidade e movimentação do joelho, é o fortalecimento e manutenção da flexibilidade (alongamento) dos músculos relacionados com esta articulação. Entre eles temos o quadríceps (na frente da coxa, realiza a extensão do joelho), os isquiotibiais (atrás da coxa, realizam a flexão) e o tríceps da perna (músculo da panturrilha, importante estabilizador do joelho quando estamos de pé). Os músculos têm importante papel na proteção do joelho principalmente nos movimentos que ocasionam mais impacto como a corrida e saltos. Para quem pratica futebol ou corrida vale a dica de sempre exercitar e alongar estes músculos independente da própria atividade. Não ache que só jogando futebol uma vez por semana ou correndo 10Km no final de semana você já estará exercitando a musculatura da perna! Não é o suficiente e nesses casos, o exercício complementar torna-se ainda mais importante para prevenir lesões!

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Corrida e Musculação

Muitas vezes as pessoas começam a praticar uma atividade aeróbica e decidem pela corrida. A maioria, começa com um trotinho na esteira da academia ou diretamente correndo nas ruas. Vai aumentando o ritmo aos poucos até adquirir condicionamento. E assim vai praticando sua corrida mas muitas vezes esquecendo de praticar exercícios de musculação por achar que só com a corrida, já está exercitando o corpo. Isto é fato, a corrida é um excelente exercício, porém a musculação serve para dar suporte as articulações e é de fundamental importância para evitar lesões repetidas e indesejadas.

Durante a corrida há três fases: a de apoio, a aérea e a de amortecimento. Para cumprir essas três fases, o corredor precisa de musculatura fortalecida para ter um suporte adequado para suas articulações, pricipalmente dos tornozelos, joelhos e coluna lombar.

Os músculos envolvidos nessas três fases são principalmente: o glúteo, a musculatura do quadríceps e isquiotibiais (coxa) e da panturrilha. Essas musculaturas precisam ser reforçadas e os músculos auxiliares, que dão estabilidade, também precisam já que, como em todos os movimentos corporais, enquanto alguns músculos realizam os movimentos, outros também se ativam para permitir o equilíbrio das demais estruturas do corpo. Por isso, o corredor não deve só pensar nos exercícios para as pernas, mas também é preciso fazer exercícios abdominais, para a região lombar e os braços.

E durante sua série de musculação, é importante alternar exercícios isotônicos, nos quais há movimentação e contração muscular (exemplo: subir e descer da ponta dos pés para contrair a panturrilha), e os isométricos, nos quais existe trabalho e tensão mas não existe movimentação (exemplo: subir na ponta dos pés e manter por 10 segundos). Os isotônicos garantem a adequada movimentação das articulações na corrida e os isométricos colaboram para o ganho de resistência dos músculos e para a melhor estabilidade das articulações principalmente na fase de amortecimento da corrida.

Por isso, pratique sua corrida com segurança e não deixe de complementar o trabalho com a musculação! E isto vale para toda a prática de esportes!

Muita saúde em 2011!!!

Desejo a todos os leitores desse blog um excelente Ano Novo!!! Que em 2011 a saúde e o bem estar sejam prioridades!!!