segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Corrida e Musculação

Muitas vezes as pessoas começam a praticar uma atividade aeróbica e decidem pela corrida. A maioria, começa com um trotinho na esteira da academia ou diretamente correndo nas ruas. Vai aumentando o ritmo aos poucos até adquirir condicionamento. E assim vai praticando sua corrida mas muitas vezes esquecendo de praticar exercícios de musculação por achar que só com a corrida, já está exercitando o corpo. Isto é fato, a corrida é um excelente exercício, porém a musculação serve para dar suporte as articulações e é de fundamental importância para evitar lesões repetidas e indesejadas.

Durante a corrida há três fases: a de apoio, a aérea e a de amortecimento. Para cumprir essas três fases, o corredor precisa de musculatura fortalecida para ter um suporte adequado para suas articulações, pricipalmente dos tornozelos, joelhos e coluna lombar.

Os músculos envolvidos nessas três fases são principalmente: o glúteo, a musculatura do quadríceps e isquiotibiais (coxa) e da panturrilha. Essas musculaturas precisam ser reforçadas e os músculos auxiliares, que dão estabilidade, também precisam já que, como em todos os movimentos corporais, enquanto alguns músculos realizam os movimentos, outros também se ativam para permitir o equilíbrio das demais estruturas do corpo. Por isso, o corredor não deve só pensar nos exercícios para as pernas, mas também é preciso fazer exercícios abdominais, para a região lombar e os braços.

E durante sua série de musculação, é importante alternar exercícios isotônicos, nos quais há movimentação e contração muscular (exemplo: subir e descer da ponta dos pés para contrair a panturrilha), e os isométricos, nos quais existe trabalho e tensão mas não existe movimentação (exemplo: subir na ponta dos pés e manter por 10 segundos). Os isotônicos garantem a adequada movimentação das articulações na corrida e os isométricos colaboram para o ganho de resistência dos músculos e para a melhor estabilidade das articulações principalmente na fase de amortecimento da corrida.

Por isso, pratique sua corrida com segurança e não deixe de complementar o trabalho com a musculação! E isto vale para toda a prática de esportes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário