quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Lombalgia


Lombalgia significa dor nas costas (na região mais baixa da coluna), e não é um diagnóstico, apenas um sintoma que pode ou não estar relacionado com alguma doença.

A fonte de dor pode estar nas articulações, discos, vértebras, músculos ou ligamentos, que podem sofrer irritação ou inflamações. Um traumatismo específico ou uma atividade estenuante podem provocar dor, entretanto, 80% das vezes a causa não é óbvia. Também é bastante reconhecido que a dor pode ser muito influenciada por estresses psicológicos e má postura.

A lombalgia é uma das grandes causas de morbidade e incapacidade funcional, tendo incidência apenas menor que a cefaléia entre os distúrbios dolorosos que mais acometem o homem. Atinge, igualmente, homens e mulheres. A faixa de maior risco é a economicamente ativa entre 30 e 50 anos de idade.

O fato é que cerca de 80% das pessoas têm algum episódio de dor nas costas no decorrer da vida. Em 90% dos casos esta dor desaparece sem necessidade de qualquer tratamento. O grande problema está nos 10% restantes que evoluem com dor crônica ou com várias crises reincidentes.

COMO É UMA CRISE DE LOMBALGIA?

• Dor localizada na região lombar;
• Piora da dor com movimentos do tronco, principalmente flexão e/ou extensão;
• Associada ou não a espasmos e contraturas musculares;
• Piora da dor em sentado;
• Geralmente melhora em 4 a 6 semanas (caso a dor não diminua é necessário melhor investigação);
• Dor ou outros sintomas irradiados para membros inferiores pode ser indicativo de hérnia de disco (consulte seu médico e fisioterapeuta).

QUAL O TRATAMENTO DA CRISE DE LOMBALGIA?

• Repouso no leito: é recomendado para casos de dor forte com contratura da musculatura, mas não deve exceder 2 ou 3 dias. Depois disso, o paciente deve começar a se movimentar.
• Compressas de calor: relaxa a musculatura (2 a 3 vezes por dia por 20 minutos).
• Medicamentos: consulte seu médico.
• Fisioterapia:
Fase aguda: medidas analgésicas (ultra-som, TENS), alongamentos, hidroterapia.
Melhora da dor: alongamentos e exercícios de fortalecimento, principalmente para abdominais. O enfoque é dado a programas de conscientização postural (RPG) e exercícios (Pilates), sempre sob orientação profissional.
A pessoa é encorajada a retornar ao trabalho e a iniciar atividades físicas controladas (caminhada, natação) o mais breve possível.

O importante é a prevenção da LOMBALGIA!
É fundamental a prática frequente de ATIVIDADE FÍSICA e a manutenção de uma BOA POSTURA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário