quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Doação de Medula Óssea

A doação é um ato de solidariedade e pode ajudar pacientes que têm o transplante como única chance de cura. Atualmente, existem cerca de 1200 pacientes aguardando um transplante de medula óssea no Brasil. Por isso, quanto maior o número de brasileiros cadastrados para ser um doador, maiores serão as chances dos pacientes (a chance de encontrar um doador é de um para cem).

A medula óssea é um tecido gelatinoso que ocupa o interior dos ossos. Nela são produzidos os componentes do sangue: hemácias (glóbulos vermelhos), leucócitos (glóbulos brancos) e plaquetas. O transplante de medula óssea é recomendado a pacientes com doenças que afetam essas células, como leucemia, anemia aplásica e linfomas. O transplante é a substituição da medula óssea doente por uma saudável. Com isso, o organismo do paciente transplantado passa a produzir novas células e se recupera.

A doação da medula óssea é um procedimento seguro e não causa qualquer problema a saúde do doador.

Para se cadastrar no Redome (Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea) basta ir a um hemocentro. É preciso ter entre 18 e 55 anos de idade. No Hemocentro será preenchido um cadastro (é preciso levar um documento de identidade com foto) e colhido 5ml de sangue. Esse sangue será examinado para serem identificadas todas as características genéticas que podem ser cruzadas com as características de um paciente para saber se há compatibilidade para uma doação.
No caso de ser chamado para uma doação, o procedimento é simples. O doador é anestesiado e a medula é retirada através de punções do interior dos ossos da bacia. O doador sai no dia seguinte do hospital com indicação de analgésicos simples e retorna as atividades habituais uma semana após a doação.

Por isso, vamos incentivar esta rede de solidariedade. Se tiver entre 18 e 55 anos, procure um Hemocentro e faça seu cadastro. E não esqueça de manter seu cadastro sempre atualizado! Eu farei isso e você?

Mais informações: www.inca.gov.br
Hemocentro em SP:
Hemocentro da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo
Rua Marquês de Itu, 579, Vila Buarque - São Paulo -SP
Fone: (11) 2176-7000 - ramal 7249.

Nenhum comentário:

Postar um comentário