quarta-feira, 21 de julho de 2010

Músculos, tendões e ligamentos: quais as diferenças?

Vou falar um pouquinho sobre as características de cada um destes componentes do sistema musculo-esquelético.

Músculos: caracterizados pela propriedade de contração e distensão de suas células, o que determina a movimentação dos membros. Em cada fibra muscular esquelética há muitas miofibrilas contráteis, constituídas por filamentos compostos por dois tipos principais de proteínas – a actina e a miosina. A contração do músculo esquelético é voluntária e ocorre pelo deslizamento desses filamentos. Essa contração depende de um impulso nervoso vindo do cérebro, de cálcio e de energia (ATP) proveniente da respiração celular. Em média, 40% do peso do corpo está nos músculos. O corpo humano tem mais de 630 músculos. Manter um equilíbrio entre fortalecimento muscular e alongamento frequentes mantem os músculos saudáveis e o correto funcionamento deste processo de contração muscular evitando assim lesões, contraturas, caimbrãs e fadiga.



Tendões: são cordões resistentes não contráteis de tecido conjuntivo (colágeno) que inserem cada extremidade de um músculo ao osso e transmitem a força da contração muscular para o osso, gerando assim o movimento (ligam os músculos aos ossos). Tendinite é uma inflamação no tendão devido a microtraumas repetidos que podem ocorrer devido a desequilíbrios musculares ou fadiga, alterações nos exercícios ou nas rotinas funcionais, erros de treinamento ou uma combinação de vários desses fatores. A inflamção ocorre pois uma demanda contínua é colocada nesse tecido pouco elástico sem que haja tempo adequado para cicatrização, de forma que a dor e a inflamação continuam. Normalmente envolve uma sobrecarga tênsil repetitiva, compressão ou abrasão (desgaste) do tendão mostrando a importância de se evitar os posicionamentos inadequados e atividades repetitivas na mesma posição.

Ligamentos: são tecidos semelhantes aos tendões que circundam as articulações e conectam um osso a outro. Ajudam no reforço e estabilização das articulações, permitindo os movimentos somente em determinadas direções. Como descrito, eles ajudam na estabilidade pois os principais responsáveis são os músculos. Daí a importância de ter músculos saudáveis para preservar os ligamentos.

8 comentários:

  1. Olá Dra Denise! Essa explicação, assim como as outras, é bastante esclarecedora. Continue nos ajudando a entender um pouco mais como funciona a "máquina complexa" que é o nosso corpo. Parabéns e obrigada!

    ResponderExcluir
  2. É ótimo ter pessoas esclarecedoras como você, sempre está ai apta a estar tirando duvidas pertinentes...valeu

    Dê Oliveira...J.Dourado BA

    ResponderExcluir
  3. obrigada me ajudou muito a tirar minhas duvidas, e esclareceu tudo facilmente.

    ResponderExcluir
  4. OBRIGADO PELO ESCLARECIMENTO, DEUS ABENÇOE.

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pelo esclarecimento!

    ResponderExcluir
  6. Precisei operar os tendões, pois sofri um acidente no pé. Agradeço profundamente as informações . Muito obrigada por tudo.

    ResponderExcluir