terça-feira, 6 de março de 2012

Dor no trabalho - Postura sentada

Dor no trabalho. É possível evitá-la?

Nos dias de hoje fazemos cada vez mais tarefas ao mesmo tempo. Além disso, você já parou para pensar quanto tempo passa sentado em um dia? Com certeza muito mais do que o ideal.

Não que exista um tempo certo para ficarmos sentados, porém quanto mais sentados ficamos ao longo de um dia, maiores são as possibilidades de desenvolvermos algum tipo de dor ou desconforto. Além da dor causada pelo longo período em uma mesma posição, soma-se a isso o estresse das responsabilidades e atividades no trabalho, que deixam nossos músculos mais tensos e, consequentemente, trazem ainda mais dor e muito desconforto.

E porque ficar sentado causa tanto desconforto?
Essa posição leva ao encurtamento dos músculos posteriores do nosso corpo, principalmente os dos membros inferiores e da coluna lombar. Ou seja, quanto mais tempo sentado, maior o encurtamento.

Além de causar dor muscular, esse encurtamento também aumenta a sobrecarga nas articulações, podendo dificultar a circulação e comprometer a postura, gerando dor de forma constante na região da coluna e nas pernas.


Ficar sentado por um longo tempo também aumenta a tensão dos músculos cervicais, gerando dor local, dor de cabeça e muitas vezes a sensação de formigamento e falta de força nos membros superiores, por causa da compressão dos nervos cervicais.

Veja algumas dicas de como prevenir as dores relacionadas ao trabalho:

- Antes de qualquer coisa, pratique atividades físicas regulares: escolha a que lhe traga mais prazer. Exercícios melhoram a flexibilidade, o condicionamento físico, relaxam a musculatura e proporcionam uma sensação de bem-estar, o que pode melhorar até o seu rendimento no trabalho;

- Evite passar muito tempo sentado: programe ao longo do seu dia pausas no trabalho, mesmo que pequenas (cerca de um minuto). Procure caminhar alguns passos para tomar água ou buscar um documento na impressora. Evite utilizar a impressora na sua mesa de trabalho, estas pausas proporcionarão a melhora da circulação dos membros inferiores e evitarão encurtamentos musculares, além de “arejar” os pensamentos;

- Participe das aulas de ginástica laboral: exercícios de alongamento e relaxamento quando realizados de forma sistemática melhoram a flexibilidade, reduzem a possibilidade de tensões musculares e diminuem a dor;

- Trabalhe com alegria!

E, se mesmo assim a dor persistir, procure um médico especialista ou fisioterapeuta para lhe avaliar.

Fonte: http://blog.einstein.br/categoria.aspx?categoria=Em Dia com a Sa%C3%BAde

Musculação na adolescência

Musculação na adolescência: praticar ou não?

Dos 10 aos 15 anos, o pré-adolescente está em crescimento acelerado. Por isso, muitos cuidados devem ser tomados.

Na musculação, é alto o risco de comprometer a cartilagem, que faz a ligação dos ossos com os músculos, pois a repetição de exercícios, com peso, pode ocasionar um processo inflamatório – chamado de osteocondrite - interferindo na cartilagem de crescimento. Por isso, a prática só é indicada depois da puberdade, quando os hormônios se estabilizam e o adolescente ganha uma força muscular muito maior.

A musculação, se praticada de forma exagerada, pode ocasionar uma fratura por estresse, causada pela excessiva repetição do movimento com sobrecarga, gerando desgaste ósseo.

Algumas recomendações importantes:
- Condicionamento físico prévio. Se for a primeira atividade física da criança, deve ser feito um trabalho aeróbico;
- Aquecimento e alongamento antes de qualquer atividade;
- Treino planejado de acordo com a idade, a altura e o peso da criança;
- Cuidado com o material utilizado. Se crianças quiserem praticar a atividade, a melhor opção é realizar exercícios com elástico, bolas e saltos para movimentar as pernas;
- Frequência: até três vezes por semana, com duração de, no máximo, 1 hora;
- Série com cargas baixas;
- Cuidados redobrados com a hidratação e a alimentação da criança.

Fonte: http://blog.einstein.br/categoria.aspx?categoria=D%C3%BAvidas sobre Sa%C3%BAde