terça-feira, 23 de novembro de 2010

Posição ideal para dormir

Vamos lá a mais um quesito que gera dúvidas. Primeiro, eu entendo que é muito difícil mudar a posição em que dormirmos. Mas é importante, principalmente em fases que estamos com alguma dor na coluna, tentar ao máximo posicionar-se bem.



Deitado de lado: posição ideal! Desde que tenha um travesseiro de altura adequada sob a cabeça. Esta altura deve ser suficiente para a cabeça ficar alinhada com o corpo e não caída. Não precisa comprar um travesseiro "gordo", pode adaptar usando 2 travesseiros. Colocar um travesseiro ou almofada entre os joelhos também é positivo pois evita a torção da parte inferior do tronco (o que é muito bom para quem sofre lombalgia).

Deitado de bruços: a pior de todas! Porque o pescoço tem que ficar virado forçando as pequenas articulações; pior ainda quando usa travesseiro ou quando coloca as mãos para sustentar a cabeça (prejuízo para os ombros que ficam elevados). Além disso, a curva na lombar tende a ficar aumentada o que também faz pressão nas articulações. Para quem diz que é impossível não dormir de bruços: menos pior fica se colocar um travesseiro sob a barriga, deixar os braços ao lado do corpo e não usar travesseiro sob a cabeça. Mas tente mudar este hábito!

Deitado de barriga para cima: boa opção! Fica melhor se colocar um travesseiro sob os joelhos (pois alivia qualquer pressão na lombar) e usar um travesseiro não muito alto embaixo da cabeça... o olhar fica direcionado para o teto.

Pense que você passará pelo menos 5 horas em uma mesma posição enquanto dorme. Se durante o dia, permanecer na mesma posição no trabalho, por exemplo, pode gerar desconfortos, o mesmo vale para a hora de dormir. Claro que dormindo, o corpo está relaxado e os músculos pouco atuantes... mas a pressão sobre as articulações permanece.

Vale a pena tentar para ter um sono melhor!